O que é a castração de gata fêmea?
A castração de gata fêmea é um procedimento cirúrgico que visa a esterilização ou o aumento da longevidade, um dos méritos terapêuticos mais importantes. Consiste na remoção cirúrgica dos ovários e útero da fêmea, evitando que ela tenha a chance de engravidar e se reproduza. Além disso, é uma maneira de controlar o comportamento da gata e aliviar os sintomas ligados ao seu ciclo reprodutivo.
Como funciona a castração de gata fêmea?
A castração de gata fêmea é realizada com anestesia geral e dura de 20 a 45 minutos. O médico veterinário realiza uma incisão no abdome para remover os ovários e os órgãos internos. Após a castração, a gata é monitorada por algumas horas para garantir que a anestesia foi bem-sucedida. A recuperação completa pode levar de 7 a 10 dias, mas o tempo de descanso recomendado é de 2 semanas.
Vantagens da castração de gata fêmea
- Reduz a agressividade: com a castração, a gata não sente mais o impulso de marcar território e procurar machos. Elimina o risco de aparecimento de tumores nos órgãos reprodutivos: reduzindo a chance de desenvolvimento de tumores nos ovários, mamas e útero. Previne doenças: a castração elimina o risco de infecções uterinas e outras patologias, como a piometra.
- Evita a superpopulação: com a esterilização, gatos machos e fêmeas não se multiplicam descontroladamente. Abolição dos ciclos reprodutivos: milhagens, vocalizações, comportamento estranho e mudanças de humor relacionadas ao ciclo reprodutivo também são eliminados.
A castração de gata fêmea é um procedimento que ajuda a melhorar a saúde e a qualidade de vida dos felinos. Por isso, se você tem uma gata e deseja obter mais informações sobre essa cirurgia, ou mesmo obter uma cotação para realizar o procedimento, entre em contato com a VETIER CLINICA VETERINARIA, especializada no segmento Clínica Veterinária.