Castração gato: tudo o que você precisa saber
A castração de gatos é um procedimento relativamente simples, realizado pelo médico veterinário, que tem como objetivo colocar fim ao ciclo reprodutivo do animal. O procedimento consiste na retirada dos órgãos genitais nos machos e, nas fêmeas, a retirada dos ovários e do útero. Essa prática é feita com o uso de anestesia, buscando a segurança e a qualidade de vida do gato.
Como funciona a castração de gatas?
A cirurgia de castração pode ser realizada em filhotes a partir dos 4 meses de idade. O animal é submetido a uma avaliação prévia, onde são verificados fatores como peso e o estado de saúde e, então, definida a quantidade e
tipo de anestésico a ser utilizado. Durante a cirurgia, o gato é monitorado através de eletrocardiograma, saturação de oxigênio, frequência respiratória e pressão arterial, para garantir maior segurança. Após a remoção dos órgãos reprodutivos, a incisão é costurada e o animal é liberado na hora.
Vantagens da castração de gatas:
- O gato ficará mais tranquilo e feliz, pois os comportamentos agressivos e de marcação de territórios diminuem; Cabeamento, mímica de acasalamento, entre outros comportamentos instintivos podem ser evitados; O gato não corre o risco de desenvolver tumores nos órgãos reprodutivos; Evita a superpopulação de gatos no meio ambiente; O gato tem maior longevidade, já que a castração reduz o risco de várias doenças.
Para garantir boas condições de saúde para seu gato, conte com a qualidade dos serviços da VETIER CLINICA VETERINARIA, especializada em Clínica Veterinária. Faça uma cotação e proteja seu pet da melhor forma possível.