A castração em cachorros é uma prática cirúrgica realizada com o objetivo de realizar a esterilização dos animais. Essa esterilização consiste na retirada das glândulas sexualmente responsáveis pela produção dos gametas. Por meio da castração, controla-se a reprodução de cães e gatos, bem como a incidência de vários problemas de saúde.
O que é Castração em Cachorros?
A castração em cachorros é a retirada cirúrgica de órgãos como os testículos, nos cães machos, ou ovários e útero, nos cães fêmeas. Essa prática é bastante comum em animais domésticos e é capaz de controlar a incidência de problemas de saúde. Além disso, a castração pode ser usada para controle da população animal. Em decorrência dos vários fatores positivos, hoje é possível encontrar clínicas veterinárias dedicadas à esterilização de cães e gatos.
Como Funciona?
A castração é realizada por meio de anestesia geral. O primeiro passo é higienizar o animal para evitar a colonização de microorganismos no local cirúrgico. Logo em seguida, anestesia é realizada, seguida da cirurgia, que consiste na retirada dos órgãos responsáveis pela produção dos gametas. Após a remoção dos órgãos, as incisões e útero são fechadas com sutura.
Vantagens da Castração
- Redução da agressividade; Evita a incidência de câncer; Reduz a produção de hormônios Reduz a incidência de problemas urinários; Evita a incidência de doenças sexualmente transmissíveis.
Estudos comprovam que os benefícios da castração em cachorros são muito superiores aos riscos da cirurgia. Por isso, é importante que os tutoras estejam sempre atentos e busquem auxílio de clínicas veterinárias especializadas, como a VETIER Clínica Veterinária, que é referência em Clínica Veterinária, para realizar a castração de forma segura para o seu pet.